Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Fevereiro/2019

 

SEMAD suspende atividades da barragem Gongo Soco, da Vale e da Barragem de Serra Azul, da Arcelormittal

[11/02/2019]

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD informa ter sido avisada pela Defesa Civil Estadual e pela Agência Nacional de Mineração - ANM a respeito do acionamento dos níveis de alerta da Barragem Gongo Soco, da Mineradora Vale, em Barão de Cocais; e da Barragem da Mina de Serra Azul, da Arcelor Mittal, em Itatiaiuçu.

Em relação à Barragem da Mina de Serra Azul, o empreendedor possuía licença para reaproveitamento de minério já disposto em barragem, e não para nova disposição. A declaração de estabilidade foi entregue pelo empreendedor no momento da análise do processo.

Considerando que a estabilidade não foi garantida pelo auditor, em novo laudo, a Semad, como órgão ambiental destinatário das informações do órgão fiscalizador - ANM, suspendeu a atividade nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, até que a empresa garanta estabilidade junto à ANM. A Agência é o órgão público detentor da competência pela fiscalização de segurança de barragens de mineração.

Um analista da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM está no local, acompanhando no âmbito da sua competência, as vistorias da Defesa Civil e ANM, na barragem. O reservatório tem 85 metros de altura e volume de 1,2 milhões de metros cúbicos.

A SEMAD suspendeu também, ainda nesta sexta-feira, as atividades da Barragem do Gongo Soco, da Vale, até que a empresa garanta estabilidade junto ao órgão federal fiscalizador. Um profissional do Núcleo de Emergência Ambiental - NEA, da SEMAD, está acompanhando, no âmbito de suas competências, as ações da Defesa Civil e da ANM, na barragem. A estrutura tem altura de 85 metros e volume de 4,86 milhões de metros cúbicos.

Fonte: SEMAD.