Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Janeiro/2019

 

Secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais assume presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente - ABEMA

[11/01/2019]

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, é o novo nome à frente da presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente - ABEMA. O dirigente, que sempre teve participação ativa junto à Associação e ocupava o cargo de vice-presidente em 2018, terá agora representatividade ainda maior na condução das discussões ambientais no país. O exercício da função se iniciou em 2 de janeiro.

Germano Vieira ressaltou que os associados atuarão firmemente para a modernização dos instrumentos de gestão e da legislação ambiental, iniciativas que já desenvolve em Minas e que agora serão tratadas em aspecto nacional. No Congresso Nacional, haverá discussões da Nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental, enquanto no Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA vão ocorrer discussões de padrões de qualidade ambiental para o Brasil.

O Secretário Germano Vieira foi confirmado pelo Governador eleito, Romeu Zema, para continuar à frente da pasta ambiental do Governo de Minas. O anúncio foi realizado pelo Governador em 21 de dezembro, em suas redes socais. Germano Vieira está no cargo desde novembro de 2017. Ele é Advogado, Professor universitário, especialista em educação ambiental, autor de diversos livros e artigos na área ambiental, mestre em Direito público pela Universidade Católica do Porto/Portugal e servidor público estadual.

Atuou como Diretor de combate à corrupção pela CGE, já exerceu os cargos de Chefe de Gabinete da FEAM, Chefe de Gabinete da SEMAD, Subsecretário de Regularização e Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

À frente da pasta, se destacou por inúmeras iniciativas que melhoraram a prestação de serviços públicos ambientais, bem como garantiram o aumento da preservação ambiental no Estado.

No último mês de novembro, o Secretário foi homenageado pelos servidores das Superintendências Regionais de Meio Ambiente - SUPRAMS por sua dedicação e comprometimento com as atividades desenvolvidas para o meio ambiente em Minas Gerais. Na oportunidade, os servidores reconheceram o avanço e as melhorias ocorridas no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA, no âmbito de sua gestão.

O Secretário recebeu também o título de Personalidade do Ano em 2018 do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, por seu trabalho frente à pasta ambiental do Governo de Minas. A solenidade de entrega da premiação, que é mais importante ligada às questões ambientais, aconteceu no dia 20 de novembro, numa cerimônia que reuniu gerações de apaixonados pela preservação da natureza.

A ABEMA

A ABEMA é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. Representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando Secretarias de estado, autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos. Essas entidades concentram boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

A associação tem como missão incorporar a variável ambiental nas estratégias de crescimento do país e no conjunto das políticas setoriais, buscando sempre um modelo de desenvolvimento equitativo e equilibrado. Tem como objetivo principal o fortalecimento institucional do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA e do Sistema Nacional de Recursos Hídricos - SNRH. Além disso, a associação promove a participação da sociedade nos mecanismos de Gestão Ambiental e na articulação com os demais setores, a fim de viabilizar programas e projetos que contemplem o desenvolvimento sustentável.

Como representante dos órgãos estaduais de meio ambiente a ABEMA também atua buscando a excelência na execução da política nacional de meio ambiente, promovendo a cooperação e o intercâmbio permanente entre seus associados e contribuindo para seu fortalecimento por meio da articulação e da participação em Comitês, Comissões, Grupos de Trabalho, Câmara Técnicas e outros.

Essa participação se dá por meio de reuniões realizadas ao longo do ano, cujo caráter deliberativo proporciona a implantação de políticas ambientais, gerando a disseminação de conhecimentos entre os Associados, que também avaliam e propõem diretrizes para o cumprimento da legislação.

Fonte: SEMAD