Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Maio/2018

 

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo ouvirá ministro da Integração Nacional sobre transposição do São Francisco

[15/05/2018]

O Ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, deve comparecer nesta quarta-feira (16) à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo - CDR para falar sobre o andamento das obras de integração do Rio São Francisco.

A iniciativa para a audiência pública, marcada para as 9h, é da presidente da comissão, Senadora Fátima Bezerra, que já havia anunciado a retomada da “caravana das águas” e a realização de audiências públicas na comissão e em estados do Nordeste. Sua meta é a mobilização da população nordestina e a cobrança dos recursos do governo federal para a revitalização do rio.

Em audiência na CDR em 22 de março, o então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, admitiu que as obras de revitalização do São Francisco estavam paradas por falta de verbas e atrelou a sua retomada à entrada de dinheiro com a privatização da Eletrobras. Outra fonte apontada seria a conversão dos recursos de multas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama para a obra.

Para Fátima Bezerra, são necessárias ações integradas de impacto social e ambiental para a revitalização e transposição do rio. Ela citou como exemplo o maior acesso ao saneamento básico, o descarte adequado de lixo e a recuperação das matas ciliares.

— A vida do rio passa por ações concretas para poder cuidar da qualidade dessas águas. Não há como falar das obras no São Francisco sem falar das obras sociais e das ações de revitalização.

Na audiência de quarta-feira, a senadora deseja saber quais novas medidas foram adotadas pelo governo para a continuidade do projeto, já que em vários dos seus eixos as obras foram interrompidas e não retomadas.

Fonte: SENADO.