Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Maio/2018

 

Planos de Manejo das concessões florestais são incluídos no Sinaflor

[16/05/2018]

O Ibama emitiu pelo Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais - Sinaflor as quatro primeiras autorizações para Planos de Manejo Florestal Sustentável - PMFS de áreas sob regime de concessão florestal nas Florestas Nacionais - Flonas do Jamari e de Jacundá, em Rondônia.

O Sinaflor é um sistema eletrônico de gestão dos recursos florestais que integra dados de todos os estados e informações do Sistema de Cadastro Ambiental Rural, do Ato Declaratório Ambiental e do Documento de Origem Florestal, além de autorizações de exploração emitidas pelos órgãos competentes.

O cruzamento das informações proporciona análises mais eficientes e torna a emissão de autorizações e a realização de transações florestais mais transparentes, dificultando fraudes. Empreendimentos de base florestal e atividades sujeitas ao controle dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama podem ser cadastrados pela internet.

Transparência

“O Sinaflor é um marco para o controle do desmatamento e a transparência nas atividades florestais”, disse o Coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior do Ibama, André Sócrates.

O Diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do Serviço Florestal, Marcus Vinicius Alves, também enfatizou a contribuição do Sinaflor na redução da ilegalidade associada a produção e ao comércio de madeiras.   “Nossa expectativa é de que a implantação do Sinaflor amplie significativamente o grau de transparência e controle social da produção florestal, a exemplo do que já acontece nas concessões florestais federais”, afirmou.

Próximos passos

O cadastramento dos planos de manejo florestal das áreas sob concessão nas Flonas de Altamira, de Caxiuanã, do Crepori e de Saracá-Taquera também estão sendo concluídas pelo Ibama. O uso do Sinaflor passou a ser obrigatório em maio. Os estados que não concluírem a adesão ou interligação ao sistema terão a cadeia produtiva da madeira legal paralisada.

Fonte: Serviço Florestal Brasileiro/MMA.