Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Março/2019

 

Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai discutir danos da mineração à Serra da Piedade

[14/03/2019]

Os danos que a retomada da atividade minerária pode causar ao conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade serão discutidos em audiência da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG.

O requerimento, de autoria do deputado Professor Wendel Mesquita, foi um dos aprovados nesta quarta-feira (13/3/19) pela comissão.

Em fevereiro, a Câmara de Atividades Minerárias do Governo de Minas Gerais, ligada ao Conselho Estadual de Política Ambiental - Copam, aprovou a volta da atividade de mineração na Serra da Piedade, entre Caeté e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH.

Segundo Professor Wendel Mesquita, houve um apelo de emissoras católicas de televisão para que os fiéis fizessem todo o possível para que a decisão fosse revista. “Eu vou fazer a minha parte”, afirmou.

Outro requerimento, de autoria do deputado Duarte Bechir, busca debater a situação da Casa de Juscelino e as medidas necessárias para a continuidade de suas atividades em Diamantina - Região Central.

O imóvel, um museu dedicado ao ex-presidente, ex-governador de Minas e ex-prefeito de BH Juscelino Kubitschek (1902-1976), fechou as portas no mês passado, por problemas financeiros. Segundo Duarte Bechir, a falta de uma prestação de contas impossibilitou o repasse de verbas para o museu. “A Casa de Juscelino não pode fechar. Parece que há possibilidades de financiamento pela iniciativa privada”, adiantou.

Vapor – Os deputados aprovaram também requerimento do deputado Bosco, que quer discutir em audiência pública a situação do Vapor Benjamim Guimarães, única embarcação do tipo ainda em operação no mundo.

O vapor navega o Rio São Francisco, na região de Pirapora - Norte. O deputado alega que, apesar de tombada pelo Patrimônio do Estado, a embarcação encontra-se em risco de deterioração, o que deve ser evitado a todo custo.

Já o deputado Mauro Tramonte teve aprovado requerimento de reunião com convidados para entrega de voto de congratulações à Banda São Sebastião, de Brumadinho.

A corporação musical, de acordo com o parlamentar, contribuiu para aliviar o sofrimento das famílias atingidas pelo rompimento da Barragem da Mina de Fundão, da Vale, ocorrida em janeiro, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Fonte: ALMG.