Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Outubro/2018

 

Programa A3P recebe adesão da Telebras

[10/10/2018]

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, do Ministério do Meio Ambiente - MMA, ganhou um novo integrante: a Telecomunicações Brasileiras - Telebras. A assinatura de adesão foi homologada nesta sexta-feira, em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e pelo presidente da Telebras, Jarbas José Valente. Com isso, o órgão se junta às 350 instituições municipais, estaduais e federais que fazem parte da iniciativa.

A A3P tem o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementar práticas de sustentabilidade. Para isso, o programa atua em seis eixos: uso dos recursos naturais, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização dos servidores para a sustentabilidade, compras sustentáveis, construções sustentáveis e gestão de resíduos sólidos.

Em relação à entrada da Telebras na A3P, o ministro ressaltou que a adesão consolida uma excelência em governança que o órgão já vinha fazendo. “São as nossas ações que ficam como pegadas definitivas para o futuro. É dessa forma que o Brasil tem criado instrumentos eficazes de desenvolvimento, sem destruir o patrimônio natural”, afirmou Edson Duarte.

MELHORIAS

O presidente da Telebras destacou o desafio de adotar responsabilidades e compromissos que incorporem princípios e critérios de gestão socioambiental nas atividades de rotina dos órgãos públicos. “A sustentabilidade se torna, cada vez mais, um importante referencial estratégico para a disseminação de conceitos, ideias e atitudes em busca da promoção de melhorias sociais e ambientais”, defendeu Jarbas Valente.

De acordo com ele, a iniciativa do MMA é importante por promover a construção de uma nova cultura institucional, que demanda engajamento individual e coletivo para mudança de hábitos e a difusão do programa A3P. O diretor de Governança da Telebras, Rômulo Barbosa, endossou a importância do programa. “Queremos dar a nossa efetiva parcela de contribuição para construir um mundo melhor”, afirmou.

DESAFIOS

A contribuição dessa e de outras medidas para a sustentabilidade também foi enfatizada pelo ministro Edson Duarte. “Estamos diante de desafios grandiosos em relação ao meio ambiente, com cenários difíceis em todo o Planeta. E o Brasil tem fechado acordos internacionais e, entre todos os países, é o que tem metas mais ambiciosas e ousadas na proteção ao meio ambiente”, afirmou o ministro Edson Duarte, destacando que o Brasil reduziu 2,6 bilhões de toneladas de gás carbônico entre 2016 e 2017.

Nesse sentido, Edson Duarte ressaltou, ainda, que o Brasil alcançou a redução do desmatamento na Amazônia e o Cerrado. Além disso, segundo o ministro, houve um acréscimo de mais de 94 milhões de hectares em unidades de conservação criadas e, com isso, o país saltou de 1,6% para 26,3% de áreas marinhas protegidas.

 

Fonte: MMA.