Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

 
 

Notícias - Setembro/2020

 

Workshop discute educação ambiental nas unidades de conservação em Minas Gerais

[11/09/2020]

A construção de Projetos Políticos Pedagógicos pautados na educação ambiental para unidades de conservação foi tema de encontro entre monitores ambientais e servidores de unidades administradas pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF, em Minas Gerais. A reunião ocorreu em 09/09, virtualmente, e contou com a participação de representantes de parques estaduais, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e refúgios de vida silvestre.

O encontro foi organizado pela Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade - URFBio Metropolitana do IEF e teve a palestra da Professora da Universidade de São Paulo, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. Além dela, a servidora do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, Maria Cristina Nascimento Vieira, também compartilhou experiências.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Biodiversidade da URFBio Metropolitana. Uma das organizadoras do workshop, a monitora ambiental do Parque Estadual Serra do Rola Moça, Sabrina Resende, afirmou que a realização do encontro auxilia os servidores das unidades de conservação em Minas na rotina diária dos trabalhos. Na visão dela, os Projetos Políticos Pedagógicos podem servir como norte para o desenvolvimento de ações de educação ambiental.

“É um documento muito importante que pode nortear bastante as ações de quem atua nesta área, porque envolve as pessoas que trabalham nas unidades de conservação e a comunidade”, frisou Sabrina. Outro benefício, segundo ela, é que o Projeto Político Pedagógico é permanente e continuado. “Se sai alguém da equipe, outras pessoas conseguem dar sequência a esse trabalho”, acrescentou.

Por fim, a Monitora Ambiental ainda afirmou que as experiências compartilhadas durante o encontro foram enriquecedoras e motivadoras. “A gente teve essa troca de experiências, analisando a realidade de outros monitores e, ao mesmo tempo, adquirindo conhecimentos. É uma construção coletiva”, analisou.

Os Projetos Políticos Pedagógicos de Educação Ambiental foram criados em 2018, a partir da Instrução Normativa nº 19, do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. A norma trouxe conceitos, objetivos, diretrizes e procedimentos necessários para a elaboração dos projetos nas unidades de conservação.

Participaram do workshop servidores do Parque Estadual Caminho dos Gerais; Serra Verde; Nova Baden; Serra do Rola Moça; Cerca Grande; da Estação Ecológica Estadual do Cercadinho; da Área de Proteção Ambiental São José; do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios Tijuco e da Prata, além de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Fonte: IEF