Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

19/4/2024 22:40:39

 
 

Notícias - Maio/2019

 

MPF e MPPB celebram termo de compromisso para garantir abastecimento de água em vila produtiva

[02/05/2019]

O Ministério Público Federal - MPF e o Ministério Público da Paraíba - MP/PB celebraram, nessa terça-feira (29), um termo de compromisso para garantir o abastecimento de água na Vila Produtiva Rural Lafayette, no município de Monteiro. A comunidade foi realocada para a execução do Projeto de Integração do Rio São Francisco - Pisf, mas, após dois anos da chegada das águas ao estado, os moradores ainda não conseguem produzir nos lotes, nem ao menos têm água para o consumo humano.

O termo de compromisso foi proposto pela procuradora do MPF em Monteiro, Janaina Andrade de Sousa, e pelo 2º subprocurador de Justiça do MP/PB, Alvaro Cristino Pinto Gadelha Campos. Se comprometeram a executar as ações que devem viabilizar o abastecimento de água os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa, da Prefeitura de Monteiro, da Câmara de Vereadores de Monteiro, da empresa CVR e da Vila Lafayette.

A vila foi idealizada no Pisf para minimizar os impactos econômicos e sociais de 61 famílias que tiveram que sair de suas casas para que o projeto da transposição fosse realizado. No entanto, eles nunca tiveram acesso à irrigação e o sistema de abastecimento de água para o consumo humano nunca funcionou.

Desde 2017, o Ministério Público vem atuando para garantir a execução das obras complementares à transposição (que garantem que a água que já chega ao estado chegue, de fato, às casas das pessoas), cobrando também a execução do sistema de agricultura irrigada para a comunidade, como consta no projeto.

O termo de compromisso objetiva suprir a demanda mais imediata, que é a água para o consumo humano, sendo que os órgãos ministeriais continuarão acompanhando e cobrando outras medidas relacionadas ao cumprimento do projeto.

Fonte: MPF.