Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

28/4/2024 13:27:18

 
 

Notícias - Maro/2024

 

Igam lança sistema inovador para análise e gestão de outorgas

[28/03/2024]

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou o Sistema de Outorga de Uso de Recursos Hídricos – SOUT, ferramenta criada para otimizar as análises e a gestão das outorgas de recursos hídricos em Minas Gerais.

O SOUT faz parte do Projeto Estratégico do Governo de Minas "Inovação na Regularização e Fiscalização Ambiental" e visa aprimorar e aumentar a oferta de serviços ambientais, com modernização, tecnologia de ponta e simplificação para os usuários.

Atualmente, o processo de requisição, análise e publicação das autorizações de uso da água é fragmentado em três sistemas distintos, tornando-o complexo. O SOUT surge como solução para unificar essas etapas, promovendo eficiência e transparência.

Por meio do SOUT, dados sobre demanda e disponibilidade hídrica serão coletados e processados, facilitando a conformidade com as normativas e a tomada de decisões responsáveis. Mais do que isso, o sistema fortalecerá a sustentabilidade hídrica do Estado, oferecendo uma interface intuitiva e funcionalidades avançadas.

Concebido para operar como um sistema baseado nos princípios da simplificação dos serviços públicos, o SOUT permitirá ao Igam cadastrar, consultar e avaliar de maneira objetiva os comprometimentos no uso dos recursos hídricos em todo o Estado. Isso significa mais eficiência, segurança, velocidade e transparência na análise e administração dos processos de outorga.

Os usuários de água de Minas Gerais terão à disposição uma ferramenta ágil e centralizada para solicitar e consultar seus requerimentos. Com ferramentas avançadas de análise de demanda e impacto na disponibilidade hídrica, o Igam será capaz de fornecer respostas rápidas e precisas, promovendo o desenvolvimento sustentável do Estado.

Fonte: IGAM