Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

20/4/2024 10:43:33

 
 

Notícias - Setembro/2018

 

Firmado acordo para apurar danos ambientais causados pelo rompimento de mineroduto em Santo Antônio do Grama

[03/09/2018]

O Ministério Público de Minas Gerais - MPMG e a Anglo American firmaram, na quinta-feira, 30 de agosto, novo Termo de Ajustamento de Conduta - TAC pelo qual a empresa se compromete a custear auditoria ambiental independente, no prazo de seis meses, com o objetivo de identificar os impactos sobre o meio ambiente dos dois rompimentos do mineroduto Minas-Rio, ocorridos nos dias 12 e 29 de março deste ano, em Santo Antonio do Grama.

A auditoria será desenvolvida pela Ramboll Brasil Engenharia e Consultoria Ambiental e a Anglo American terá ainda que determinar as medidas a serem tomadas para a devida restauração e a proteção da saúde humana, além da prevenção de novos danos ambientais.

Outra auditoria específica já está sendo realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S/A (IPT), para identificar as causas dos rompimentos e a dinâmica dos processos e condições de operação e de manutenção dos equipamentos e dos sistemas de controle de poluição, além da avaliação de riscos de acidentes e dos planos de contingências para proteção dos trabalhadores e da população situada na área de influência.

O novo ajuste será submetido pelo promotor de Justiça Pedro Henrique Rodrigues Alvim à Justiça de Rio Casca para homologação. Colaboraram na tomada do compromisso, os promotores de Justiça Andressa de Oliveira Lanchotti, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente - CAOMA e Leonardo Castro Maia, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça por Bacias Hidrográficas do Rio Doce.

 

Fonte: MPMG