Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

24/4/2024 09:37:43

 
 

Not�cias - Agosto/2019

 

FEAM ministra workshop sobre MTR para profissionais da área hospitalar

[16/08/2019]

A Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM  apresentou no dia 13/08/2019, no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Belo Horizonte, um treinamento sobre todas as fases e procedimentos para a utilização do Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, com foco nos geradores de Resíduos Sólidos da Saúde.  O workshop: “Entendendo o sistema MTR-MG” contou com um público de aproximadamente 60 pessoas, entre profissionais da área da saúde da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, Fundação Ezequiel Dias – Funed e do Hospital Militar. O treinamento abordou desde a legislação relacionada ao tema até a operacionalização da plataforma.

Além do próprio conteúdo programático, os geradores e prestadores de serviços de transporte e destinação são orientados, sistematicamente, a repassarem aos seus parceiros, informações quanto a necessidade do cadastro e o uso do sistema.

Segundo a analista ambiental da Gerência de Resíduos Especiais da FEAM e palestrante do treinamento, Luiza Betim, a capacitação é muito importante pois aproxima o órgão ambiental dos usuários que possuem grande impacto e capacidade de disseminação de informação, como é o caso do HPM. “Além disso, esse é o momento oportuno para orientar sobre a operacionalização do sistema e sanar dúvidas específicas de cada setor, mas também ampliar o entendimento e identificar necessidades de melhoria e aspectos que mereçam maior destaque nos próximos treinamentos”, disse.

A implantação do MTR é fruto de uma Cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes – ABETRE e a FEAM. O sistema já está ativo nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e, futuramente, poderá ter uma abrangência nacional.

De acordo com a Diretora de Gestão de resíduos da FEAM, Alice Libânia, o Sistema MTR-MG tem o objetivo de proporcionar rastreamento dos resíduos movimentados no Estado de Minas Gerais, para os tipos abrangidos pela Deliberação Normativa Copam nº 323. “Acreditamos que o Sistema MTR induz a uma mudança de comportamento, ao exigir do gerador do resíduo o efetivo conhecimento e declaração de todos os atores que estarão envolvidos no fluxo da movimentação do resíduo, quando é emitido o MTR” explicou.

Conforme norma legal, os resíduos e rejeitos passíveis de cadastro são os industriais; da mineração; de serviços de saúde; da construção civil; de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços; dos serviços públicos de saneamento básico e serviços de transportes.

É importante ressaltar que essa obrigatoriedade de controle via MTR, Certificado de Destinação Final – CDF e Declaração de Movimentação e Resíduos – DMR não se aplica aos resíduos submetidos ao sistema de logística reversa formalmente instituído, quando gerados por pessoa física, na etapa compreendida pelo transporte primário, ou seja o transporte a partir do local de geração até o ponto de coleta para descarte.

Segundo a Deliberação Normativa Copam n° 232/2019 o Sistema se tornará obrigatório, para a maior parte dos resíduos abrangidos, a partir de 09 de outubro de 2019. Já para os resíduos da construção civil, gerados por pessoa jurídica, a obrigatoriedade de uso do Sistema MTR-MG será a partir de 09 de abril de 2020.

“A partir de então, a FEAM contará com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público – MP e da própria instituição na fiscalização, a fim de inibir o descumprimento da legislação, tipificada como infração gravíssima”, disse a diretora.

Ao final da palestra os profissionais tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas sobre várias situações hipotéticas em relação ao MTR. Alguns dos questionamentos fizeram alusão aos procedimentos a serem adotados no caso de o sistema estar indisponível, se o MTR pode ser feito posteriormente, entre outras.

Para a 2ª Tenente farmacêutica da Polícia Militar e responsável técnica pelo gerenciamento de resíduos do Hospital Militar, Miraryan Goulart, o Sistema MTR é uma ferramenta muito importante de gestão, pois permite rastrear os resíduos desde a sua geração até a destinação final. “O envio das informações de movimentação dos resíduos através do Sistema MTR facilitará e tornará mais eficiente a fiscalização pelos órgãos ambientais” disse.

Ainda segundo a 2ª tenente, os dados sobre as quantidades de resíduos gerados, o controle do transporte e da destinação final são fundamentais para uma gestão eficiente. “Além disso vai auxiliar na definição de estratégias e políticas ambientais que promovam maior segurança e qualidade no manejo dos resíduos” enfatizou.

Desde abril de 2019 a FEAM vem realizados diversos treinamentos sobre o Sistema MTR, cada um direcionado a um tipo específico de resíduo. Já foram realizados Workshops para os públicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, da indústria de construção civil, caçambeiros, entre outros.  Para os próximos meses estão previstas capacitações para instituições públicas, como a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA e em Municípios do interior de Minas, com foco em geradores e destinadores.

Fonte: SEMAD