Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

18/4/2024 02:46:58

 
 

Not�cias - Janeiro/2018

 

Secretário do Meio Ambiente destaca Pauta Hídrica em inauguração de Ecopraça em Nova Lima/MG

[22/01/2018]

O uso sustentável dos recursos hídricos em Minas, a preservação de nascentes e a recuperação da Bacia do Rio Doce foram temas destacados pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, em inauguração de Ecopraça em Nova Lima, na Grande BH. A estrutura, que permite o tratamento sustentável do esgoto de escritórios do Complexo da Mina Águas Claras, da Mineradora Vale, foi entregue no dia 17 de janeiro, pela empresa, que investiu R$ 1,5 milhão no projeto.

Acompanhado da Diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, Marília Melo, o secretário chamou atenção para a relevância do projeto dentro das diretrizes de gestão hídrica do estado. A praça emprega a tecnologia wetlands para tratamento de esgoto via ecossistemas artificiais.

Além de mais econômico, sustentável e com eficiência equivalente ao método convencional, o projeto contempla uma área de convivência para funcionários, com lago ornamental, que servirá como “pulmão” para reutilização de água.

Para o secretário, a iniciativa se adianta no caminho das políticas públicas para a conservação da água, dentro da perspectiva do reuso e reaproveitamento. “Não há mais espaço na sociedade moderna para ações que não sejam aquelas advindas do poder público atuante, de empresas responsáveis e de cidadãos realmente educados ambientalmente para medidas ambientais” finalizou.


Como grandes desafios dentro do setor em Minas nos próximos anos, Germano Vieira afirmou que o Sistema Estadual de Meio a Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA tem pela frente a recuperação da Bacia do Rio Doce, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, e a melhor gestão dos recursos hídricos do Estado. Apesar de desafiadora, a recuperação do Doce já tem mostrado avanços, segundo o secretário. “É desafiadora porque não apresenta resultados imediatos, mas sim uma sucessão de eventos que levarão a uma recuperação paulatina da bacia nos próximos anos. No entanto, ações concretas já se iniciaram e os resultados estão aparecendo, a exemplo do sistema wetlands que está sendo usado pela Fundação Renova em uma área de recuperação ambiental, como medida de teste e inovação”, ressaltou. A Fundação é responsável pelas ações de recuperação da área atingida pelo rompimento da barragem.

Ainda segundo o secretário, medidas para a proteção dos recursos hídricos deve ser prioridade em qualquer gestão. “Tenho dito que 2018 será o ano hídrico para o Estado de Minas Gerais. E digo isso por duas razões: porque o Brasil vai receber pela primeira vez o Fórum Mundial das Águas, que será realizado em março, no Distrito Federal, mas também porque é inadmissível que nós, o setor público, deixemos de tomar medidas fortes e rigorosas para o uso consciente desse recurso tão importante que é a agua”, afirmou.

Em razão disso, segundo o secretário, diversas iniciativas foram apresentadas pelo Sisema ao Governador Fernando Pimentel. A lista contempla a instituição de um comitê de acompanhamento e monitoramento que será criado e coordenado pelo IGAM. Além disso, há ações de contingenciamento com os municípios e avaliações de áreas mais precisas e coerentes para a captação de água para o abastecimento da população. “Mas nossa principal medida será o que considero a tarefa fundamental de um poder público, que é o encaminhamento para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG de um Projeto de Lei que estabelece diretrizes para o reuso da água, ou seja, de reaproveitamento, inclusive de água de chuva”, afirmou Germano Vieira.

Durante sua fala, o secretário citou ainda todo o esforço para modernizar a gestão ambiental no estado. “Assumi a Semad no ano passado e desde então tenho travado uma batalha pela modernização dos serviços ambientais que são oferecidos pela secretaria, esse é um dos maiores desafios que tenho pela frente”, afirmou.


Fonte: SEMAD.