Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

20/4/2024 10:22:02

 
 

Not��cias - Setembro/2021

 

Vistoria do Sisema avalia ações de recuperação ambiental na Bacia do Rio Paraopeba

[01/09/2021]

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, realizou nova vistoria no território afetado pelo rompimento da Barragem B1 da mineradora Vale, ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A fiscalização, realizada entre os dias 25 e 27/08, ocorreu em áreas dos municípios de Papagaios, Paraopeba e São José da Varginha e teve como objetivo supervisionar as ações de recuperação ambiental realizadas na região.

Os Analistas do SISEMA vistoriaram as estruturas das Estações de Tratamento de Água Fluvial (ETAF-1 e ETAF-2), além das intervenções realizadas para cessar o carreamento de rejeitos e sedimentos do Ribeirão Ferro-Carvão para o Rio Paraopeba. Foram também avaliadas as obras de estabilização e reforço da estrutura remanescente da barragem B1, na Mina Córrego do Feijão, e os pontos de monitoramento da qualidade da água, além das atividades de dragagem no Rio Paraopeba.

De acordo com o gerente de Recuperação Ambiental Integrada da FEAM, Luis Gabriel Mendoza, as ações de recuperação estão avançando. “Dentre outros pontos, verificamos a necessidade de melhoria no sistema de dragagem que, se corrigidos, podem acelerar a remoção de rejeitos da calha do Paraopeba. No entanto, o escopo da vistoria engloba uma infinidade de aspectos que são analisados de forma criteriosa por nossas equipes”, destacou.

NOVA CAPTAÇÃO

Durante a fiscalização, foi realizada também vistoria nas estruturas de implantação do novo ponto de captação de água para abastecimento público no Rio Paraopeba, localizado a montante da confluência com o Ribeirão Ferro-Carvão. A estrutura irá integrar o Sistema Rio Manso, mantido pela COPASA, contribuindo para o abastecimento da RMBH.

O novo ponto de captação deverá fornecer um volume de 5m³/s para o Sistema Rio Manso. A obra é executada pela mineradora Vale e deverá ter a operação iniciada em fevereiro de 2022, quando será repassada à COPASA, após período de transição.

O SISEMA realiza o acompanhamento in loco das obras de recuperação ambiental, periodicamente, com metas bimestrais. Os relatórios técnicos de fiscalização são encaminhados à mineradora Vale com prazo definido para as ações recomendadas ou esclarecimentos requeridos. Além do acompanhamento sistemático dos órgãos que integram o Sisema, o trabalho de recuperação da área afetada também é acompanhado e supervisionado por uma auditoria independente contratada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Fonte: IGAM